(Foto: Reprodução) Shimeji é o carro-chefe da produção, que é destinada a restaurantes e ao consumo interno. Cogumelo hiratake é grande e saboroso
TV TEM/Reprodução
O cogumelo hiratake, também conhecido como cogumelo ostra, é uma variação do shimeji e tem conquistado espaço nas estufas do interior do estado de São Paulo.
O shimeji é o carro-chefe da produção, que é destinada a restaurantes e ao consumo interno. No entanto, o hiratake tem ganhado bastante destaque. Paulo Taliani, que produz mais de uma tonelada de cogumelos entre as duas variedades, é um bom exemplo disso.
As sementes usadas na produção de cogumelos contêm o micélio, que é o fungo, junto do trigo, que serve de alimento para ele.
O micélio se espalha pela "mala" com a compostagem e, a partir daí, inicia-se a produção tanto do shimeji quanto do hiratake.
Para que o produto tenha um bom desenvolvimento, alguns cuidados são indispensáveis. A luminosidade é devidamente calculada e a umidade deve ser mantida entre 78% e 82%.
O cogumelo se destaca por seu tamanho grande e por sua exuberância. Além dos agricultores, ele também tem conquistado cada vez mais espaço no interior de São Paulo.
Veja a reportagem exibida no programa em 06/07/2025:
Cogumelo hiratake é grande e saboroso
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo